NOTÍCIAS

26 de Junho, 2018

Autor: Direção Geral
Tags:

Palavra do Diretor

   SEJA BEM-VINDO À FESTA DA SUPERAÇÃO E DA FRATERNIDADE

NORDESTÃO SALESIANO 2018

A cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte, sente-se honrada em sediar a 33ª. edição da mais destacada atividade desportiva da educação salesiana, liderada pela Rede Salesiana Brasil/Escolas – Polo Nordeste.

O sonho de atletas e seus responsáveis chega a ser realidade. Crianças, adolescentes, jovens e adultos, de Manaus a Salvador, percorreram uma gloriosa trajetória de treinos e de grandes desafios. Após horas de viagens, chegam, enfim, ao tão sonhado Nordestão Salesiano. Sabemos, porém, que este momento não se constitui em apenas competições, mas também, num momento de vivência do espírito salesiano de família, marcado pela alegria, pela fraternidade e pelo respeito ao próximo e as suas diferenças.

Na filosofia salesiana de educação, para vencer, não basta o conhecimento acadêmico. É necessário que o jovem, no seu processo de formação integral, no amadurecimento da fé e na elaboração do projeto de vida, saiba que é necessário entender a competição desportiva como espaço de fraternidade e de superação. Assim, nesta perspectiva, da superação da violência, por exemplo, o Nordestão Salesiano 2018, tendo como casa anfitriã os Colégios Salesianos do RN, escolheu como lema principal: “No esporte, somos todos irmãos”. Com este lema se pretende chamar a atenção de que a violência nunca será uma resposta cristã, e de que a violência é um mal, sendo inaceitável como solução para os problemas juvenis. Por isso, iluminados pelos ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazarello, somos chamados à educação para a paz e a sermos “homens e mulheres instrumentos de paz”.

Em clima de alegria salesiana e de torcida pela vitória do Brasil nos jogos da Copa Mundial de Futebol, conheça, abaixo, as modalidades esportivas selecionadas para o Nordestão Salesiano 2018: Basquetebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Maratona do Conhecimento, Natação, Voleibol, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa, Jogos digitais e Xadrez.

Que nesta experiência desportiva salesiana, composta por diversas idades, diferentes experiências culturais e diferentes mentalidades, tenhamos um único sonho: continuar a “formação dos bons cristãos e honestos cidadãos”.

Que as crianças, adolescentes e jovens das nossas unidades salesianas do Nordeste e do Norte do nosso país ajudem-nos a sair da nossa rotina, das nossas inércias e dos nossos temores, rumo à renovação, inovação e esperança de dias melhores.

Com o nosso olhar voltado, ao mesmo tempo, ao pai e mestre da Juventude - Dom Bosco -, e aos jovens das nossas diversas unidades salesianas, façamos deste Nordestão Salesiano um evento de fé, esperança e brilhantismo.

Com os seus mais cordiais sentimentos, dou as BOAS-VINDAS a todos os responsáveis pelas escolas salesianas do Norte e Nordeste e a todos os atletas do Nordestão Salesiano 2018.

Atenciosamente,

 

Direção Geral do Nordestão Salesiano 2018

Tags: